ESCOLA INTERNACIONAL DE CINEMA E TV DE CUBA

INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS BRASILEIROS 

A Coordenação dos Exames de seleção para a EICTV no Brasil comunica que estão abertas até o dia 3 de março, as inscrições para o Processo Seletivo 2017 / 2020. As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de março, em cinco cidades: Belo Horizonte / MG, Recife / PE, Florianópolis / SC, Belém / PA e Brasília / DF.

Serão oferecidas oito especializações - DireçãoProduçãoRoteiroFotografiaSomDocumentário, Edição e TV e Novas Mídias. Cada candidato deverá optar por apenas uma destas especializações.

Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo, principalmente da América Latina. O curso tem duração de 3 anos. O início está previsto para setembro de 2017 e término em julho de 2020.

Condições e documentos exigidos no dia 17/03, antes dos exames escritos:

- Ter Idade entre 22 e 30 anos (nascidos entre 1986 e 1995).
- Preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição indicando o local onde fará os exames. O candidato deve levar uma cópia impressa, no dia da prova.
- Pagar a taxa de inscrição de 100 reais (deve ser pago em dinheiro, no dia da prova).
- Apresentar seu currículo impresso.
- Apresentar carta de motivação, com no máximo 2 laudas, que justifique seu interesse em estudar cinema. No caso de esta carta estar em português, o candidato deve apresentar uma cópia em espanhol.
- Apresentar um autorretrato do candidato, em qualquer suporte, técnica ou formato.
Arquivo pessoal (portfólio), com materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa, e outros, em cuja elaboração haja participado ou desempenhado um papel significativo e criativo.

Os documentos e materiais abaixo deverão ser entregues apenas pelos classificados para a entrevista no dia 18/03:

Certificados de estudos que demonstrem que concluiu dois anos de estudos sistemáticos, técnicos ou universitários em qualquer carreira.
Certificado médico de aptidão física e mental (Exame simples fornecido por qualquer clínico).
Seis fotos, tamanho 10x10cm. Uma das fotos deverá ser afixada na ficha de inscrição.

Processo de seleção

Cada candidato responderá a 2 provas escritas: uma prova de conhecimentos gerais e uma prova correspondente à especialização que escolheu. Os candidatos aprovados nas provas escritas passarão por entrevista oral no dia seguinte (18 de março).  A comissão julgadora, então, realiza uma pré-seleção indicando os melhores candidatos em cada especialização. Caso haja necessidade, algumas entrevistas serão realizadas no domingo, dia 19 de março. Os candidatos que tenham vindo de outras cidades terão prioridade, na ordem das entrevistas. Todo o processo é realizado em português. O material e a documentação dos selecionados são enviados, em seguida, para Cuba, para a EICTV. O Conselho Docente da EICTV faz a seleção final. Os nomes dos candidatos selecionados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.

A Prova Específica acontece entre 8h e 11:30h e a Prova de Conhecimentos Gerais, entre 13:30h e 16:00h, no dia 17 de março.

Matrícula

matrícula para os três anos tem um custo de cinco mil euros por ano. Forma de pagamento: à vista (em setembro) ou em duas parcelas (setembro e janeiro). 

Os estudantes que ingressam no curso regular têm direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.

Esclarecimento do Ministério da Cultura quanto à parceria com a EICTV

Sobre a Escuela Internacional de Cine y TV

 EICTV, localizada em San Antonio de los Baños (Cuba), é considerado um dos melhores centros de formação audiovisual em todo o mundo. Foi fundada em 15 de dezembro de 1986, pela Fundação Novo Cinema Latino-Americano (FNCL). Seus fundadores foram o jornalista e escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, o poeta e realizador argentino Fernando Birri e o teórico e realizador cubano Julio García Espinosa, entre outros. Na época, a intenção foi criar uma escola que atendesse povos de língua latina, África a Ásia. Desde então, já formou milhares de estudantes e profissionais de mais de 50 países, que fizeram desta escola um espaço para a diversidade cultural de grande envergadura, hoje referência mundial.

 Inscrições
                                                                      
Acesse o link para a ficha de inscrição aqui ou no alto deste blog, à direita. Após o preenchimento, o candidato deve enviar a ficha de inscrição. Receberá uma cópia da ficha em seu endereço de e-mail. Esta ficha deve ser entregue, impressa, no dia da prova. Em até 48 horas o candidato receberá, através de e-mail, uma Confirmação de Inscrição com informações adicionais. Os candidatos de DIreção receberão, no dia 6 de março, um Trabalho de Direção complementar, que deve ser respondido e entregue no dia da prova. E os candiatos de Roteiro devem assistir a um curta metragem que será tema de questões da prova. O link deste curta será informado na Confirmação de Inscrição.

32 comentários:

  1. Deve ser realizado em setembro o pagamento relativo aos três anos, ou apenas ao primeiro ano do curso, e ir quitando anualmente?

    ResponderExcluir
  2. O pagamento é anual. E pode ser dividido em duas parcelas.

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber se o portfólio ficará retido para a avaliação da EICTV ou se traremos ele de volta para casa após o processo seletivo. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso você não seja aprovado para a entrevista, poderá buscar seu material. Se você for aprovado na seleção local, o material será enviado a Cuba, onde é feita a seleção final.

      Excluir
  4. Olá, gostaria de saber se haverá bolsa do governo ou se ajudarão com o pagamento de parte da mensalidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente este convênio está suspenso. A Secretaria do Audiovisual vinha estudando a melhor forma de continuar com o aporte. Com as mudanças ocorridas na SAv, esta discussão não foi retomada.

      Excluir
  5. Mas há uma esperança de diálogo entre a EICTV e a SAV? Quero dizer, existe algum esforço para discutir sobre o tema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando falar com eles, mas ainda não tenho nenhuma posição concreta. A SAv mudou, fisicamente, de sede esta semana, deve estar um caos por lá.

      Excluir
  6. Caso eu seja aprovado posso pagar 2,500 euros em setembro e 2,500 euros em janeiro, é isso??? E este pagamento pode ser feito em real?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A forma de pagamento deverá ser combinada diretamente com a EICTV, uma vez que o candidato seja aprovado.

      Excluir
  7. Ola,é possível pedir isenção do pagamento da taxa de inscrição?

    ResponderExcluir
  8. A taxa é o único recurso que temos para todos os gastos operacionais dos exames, principalmente o envio do material para Cuba, o que é muito caro.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite,
    qual o melhor suporte para envio de arquivo pessoal em vídeo? E fotográfico? Um CD/DVD gravado como arquivo de dados é o suficiente dependendo do caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Documentos (currículo, histórico, etc.) e fotos, melhor trazer impressos mesmo. O resto pode ser em DVD ou mesmo pendrive.

      Excluir
  10. Além disso, é preciso que todo o material esteja traduzido para o espanhol? Ou somente a carta de recomendação? obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Oii so pode faser o curso quem tem a drt ?

    ResponderExcluir
  12. já sou formado em cinema na universidade, tem problema???

    ResponderExcluir
  13. Guido,na ficha de inscrição no item "Última Formação Acadêmica" só pode botar um curso que eu conclui? pq no meu caso eu passei + de 2 anos em um curso universitário só que eu tranquei,e atualmente faço outro curso universitário em que ja passei 2 anos nele.

    ResponderExcluir
  14. Coloque o que vc está cursando, indicando que ainda não concluiu. No seu currículo, cite os dois cursos.

    ResponderExcluir
  15. O meu espanhol é mediano, mas consigo escrever razoavelmente bem. Vocês aconselham que eu mesmo traduza a minha Carta de Motivação ou contrate um tradutor para isto? Outra coisa: eu gostaria de saber se tem algum critério para a seleção do portfólio, pq tenho bastante coisa e estou meio perdido quanto ao que levar... obrigada, até!!

    ResponderExcluir
  16. Pode ser vc mesmo. Quanto ao portfólio, cite tudo no currículo, mas selecione o que te parece mais relevante e que vc tenha participação mais importante.

    ResponderExcluir
  17. Oi! Podemos saber quantos inscritos estão participando do processo?

    ResponderExcluir
  18. No total, foram 149 inscritos. Mas esse número é bastante relativo, pois não há um número de vagas para o Brasil. Na verdade cada candidato concorre com os candidatos de todos os países, dentro da sua especialidade. Ou seja, sendo aprovado na etapa nacional, seu material é enviado a Cuba, onde é feita a seleção final, independente de país. O brasil costuma ter, em média, 6 selecionados.

    ResponderExcluir
  19. Onde está o endereço do local de prova em cada cidade?

    ResponderExcluir
  20. Aaqui no blog memsmo, na coluna da direita.

    ResponderExcluir
  21. nenhuma dica mesmo sobre essas provas? Adoro cinema, mas como sou formado em física, confesso que estou com medo de não passar pelo fato de nunca ter entrado num set de gravação. Gosto de escrever e até já me arrisquei postando críticas num blog da minha cidade, mas não sei de set e tals :(

    ResponderExcluir
  22. Quanto a isso não se preocupe. Não é uma prova de conhecimento. É uma valiação de pçerfil, onde são considerados a vocação, o senso crítico, a capacidade de observação e argumentação. Por isso que não existe uma matéria pra estudar. Ajuda ver filmes, assistir TV, estar atento ao mundo que te cerca, sempre de maneira crítica e reflexiva.

    ResponderExcluir
  23. Vai ter seleção o ano que vem???

    ResponderExcluir
  24. Qual seria o perfil ideal para ser aluno da EICTV?

    ResponderExcluir