A EICTV oferece oito especialidades para a escolha do candidato:

Direção de Ficção: propomos, através de um exercício docente dialético e horizontal, a formação de realizadores que, desde uma perspectiva humanista e social, alcancem dominar a diversidade de ofícios que o criador de ficções necessita exercer para impulsionar e garantir a funcionalidade de uma produção fílmica e seus resultados artísticos.

Direção de Documentário: temos entre nossos objetivos fundamentais que os alunos alcancem uma elevada capacidade técnica, a criação de um estilo e uma linguagem estética próprios, as responsabilidades éticas que derivam disto e um amplo conhecimento das novas tendências e os circuitos atuais do género documentário.

Roteiro: concebemos ao Roteirista como um dos criadores principais, a partir do qual se deve gerar um produto audiovisual. Aspiramos formar estudantes sob os princípios da dramaturgia e das artes narrativas, sem se prender a modelos hegemônicos, e com uma vinculação orgânica com as realidades das quais procede. Se trata, fundamentalmente, de prepará-los para enfrentar riscos, ensinar a respeitar suas necessidades criativas, experimentais, e, ao mesmo tempo, dotá-los das capacidades necessárias para inserir-se nos processos produtivos laborais do cinema e da televisão de seus países.

Produção: formamos Produtores Criativos que fomentem o desenvolvimento e a distribuição de filmes em suas regiões. Os alunos obterão ferramentas e conhecimentos para enfrentar uma filmagem, desenvolvendo aos distintas funções da especialidade. No último ano empreenderão o caminho da produção executiva, para especializar-se em desenvolver projetos e gerir recursos para longas-metragens. Os estudantes terão um primeiro contato com o trabalho profissional durante “Nuevas Miradas EICTV”, plataforma desenhada para dar seus primeiros passos na indústria e no mercado internacional.

Som: os alunos aprendem que o Som é um elemento ativo da narração e não um acompanhamento passivo do discurso visual. Além disso, adquirem os conhecimentos técnicos e as destrezas necessários para a gravação de som direto em filmes de ficção e documentário, a montagem de som em formato virtual, os diferentes processos de pós-produção sonora, dublagens de voz e efeitos, gravação musical e a mixagem final estereofônica e em formatos multicanal 5.1 e outros.

Edição: formamos editores audiovisuais idôneos na análise estrutural do discurso audiovisual, com sensibilidade e capacidade para intervir na coerência e eficácia do discurso narrativo e dramático. Por sua vez, provê os conhecimentos técnicos que fazem o oficio do editor dentro dos processos de la pós-produção audiovisual.

Fotografia: oferecemos uma formação não só técnica, mas também conceitual, para cumprir com as exigências artísticas e criativas de diferentes projetos audiovisuais. A formação, não apenas como Diretor de Fotografia, operador e assistente de câmera mas também como técnico de imagem digital e corretor de cores permitirá ao aluno o manejo e o aproveitamento otimizado das novas tecnologias da cinematografia digital, a pós-produção e as novas mídias.

Televisão e Novas Mídias: promovemos a formação de Produtores Criativos com capacidade para desenhar, produzir e gerenciar conteúdos televisivos, cinematográficos, transmidiáticos e interativos com um atualizado plano de estudos que estimula a inovação, a criatividade, el estudo das audiências e as redes sociais. Os alunos se capacitam na conceituação e produção de formatos audiovisuais: entretenimento, documentários, infantis e juvenis, séries de ficção, etc., com ênfase na concepção de projetos multiplataforma assumidos desde a produção criativa, além de receber treinamento sobre gestão da empresa audiovisual. O propósito final é terminar com uma bíblia detalhada de um projeto transmídia com o qual inserir-se no mercado profissional.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente as bolsas que eram fornecidas pelo Governo Brasileiro foram canceladas. Caso seja aprovado, o candidato teria que arcar com os custos ou conseguir algum tipo de patrocínio.

    ResponderExcluir
  3. Não é mensalidade, é uma matrícula anual, no valor de seis mil euros pagos à vista ou em duas parcelas (setembro e janeiro). Esta matrícula dá direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Todas especialidades tem duração de 3 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro. O primeiro ano é dedicado à polivalência, o aluno aprende e experimenta todas as áreas. A partir do segundo ano, ele vai trabalhar mais dentro da área escolhida.

      Excluir
  5. As seleções para o curso regular de três anos ocorrem de quanto em quanto tempo?

    ResponderExcluir
  6. Costuma ser anual, mas as vezes pula um ano.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gostaria de saber quais e qual o valor dos cursos livres. Grata.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    São seis mil euros o curso todo ou por ano?
    Existe alguma bolsa? Porque este valor pra mim é impossível.
    Sendo estudante lá é possível trabalhar? O visto de estudante permite trabalhar?

    ResponderExcluir